Pesquisar neste blogue

domingo, 7 de setembro de 2008

Preços dos acessórios

A diferença de preços dos acessórios oficiais entre Portugal e outras partes da Europa é no mínimo escandalosa. Como exemplo, vou usar uma das coisas mais caras da lista de acessórios, em Portugal: guarda lamas dianteiro em carbono.




Preço em Portugal : 480,04€ c/IVA (porque 4 cêntimos?!?!?!?)
Preço no Reino Unido : 275£ c/IVA ~340€

Estamos a falar de uma diferença de 140€... Em Portugal pagamos 40% a mais do que no Reino Unido!!!!!!!!

Vamos pegar noutro exemplo de uma coisa mais em conta, protector do filtro de óleo com cor titânio.



Preço em Portugal : 40,13€ c/IVA (mais uma vez 13 cêntimos? vão ficar ricos com os cêntimos)
Preço no Reino Unido : 25£ c/IVA ~31€

9€ de diferença, que representa aproximadamente 30% a mais...

Não consigo perceber tal diferença de preço. Ainda para mais quando nos stands, na altura de lançamento, nem sequer tinham preços e disseram-me que podia encomendar, mas devia esperar no mínimo 1 mês...

Se continuarmos a falar de acessórios e formos para outras marcas, que não Honda, a diferença ainda é maior. Podemos olhar para a Rossocromo, italiana, parceira da Honda na construção da cb1000r XESS.

Vende o guarda lamas dianteiro em carbono, tem mais que um tipo de acabamento, por 198€, menos de metade do preço praticado cá em portugal pela Honda.



Com a era da internet, com a facilidade de comunicação e de transporte, acho que algumas empresas têm sorte em conseguirem manter portas abertas cá em Portugal.

Mais exemplos, piscas com leds, já que é a minha mota de sonho, o que compro para ela tem de ser especial. Procurei cá em duas ou três lojas piscas de leds. Uma disse-me logo que não tinha, tinha em exposição apenas piscas de lampadas normais, desses tinha bastante variedade, agora led's, não. As outras a resposta é, por encomenda, arranjamos. Umas procuras na net, ver fotos, ver comentários sobre o produto, ver comentários sobre a loja, encomenda-se na Alemanha e 4 dias depois tenho entregue em casa, com a factura e um pequeno saco de gomas como brinde (Marca Haribo, que a procurar na net descobri que o representante português é daqui perto, abrunheira.:)) Mesmo que escolhesse pela encomenda em lojas nacionais, nunca em 4 dias tinham o produto. Além de que a hipótese de vir enganado é grande, mas isto sou eu a ter mau feitio e a duvidar da capacidade de quem está ao balcão de certas lojas...

Pedi informação a dois construtores nacionais de acessórios, Lacomoto - Mafra e RC Fibre Components - Anadia sobre o mesmo tipo de componente. Um ainda se deu ao trabalho de dizer que no dia seguinte me dizia alguma coisa, claro que nunca mais disse nada, o outro nem se dignou em responder. Não entendo, num mercado como o nosso, pequeno, como explicam não proveitar os contactos dos clientes?

Como disse nos últimos posts, encomendei uma série de acessórios, claro que acabei por encomendar tudo de outros países da Europa. Cá, os acessórios de marca, além de caros, os stands demonstram pouca vontade de os vender. Parece que o que interessa é vender motas, dá mais lucro, agora vender acessórios, com margens de mais de 30% em 40 ou 50 euros, isso dá uma quantia pequena, tem de se vender muito para compensar, logo não vale o trabalho...

Já que falei de motas, dos 3 contactos que fiz quando quiz encomendar a cb1000r, um foi onde comprei, dos outros dois apenas um voltou a contactar-me para fazer um acompanhamento da oportunidade de negócio. A questão é que eu precisava desse interesse no momento que fui lá e não 2 meses ou 3 depois, quando já tenho a MINHA cb1000r na garagem. Mas fica um ponto positivo para esse stand, telefonou, perguntou se queria ver a mota, voltou a telefonar a dizer que tinha para test drive, que era só combinar o dia e punham à disposição no stand que me desse mais jeito. Para terminar de uma forma positiva, 1 ponto para a Santomar.

1 comentário:

espiritosanto disse...

Olá, parabens pela escolha, eu tb me deixei apaixonar pela moto e comprei.
Relativamente aos piscas, tb gostava de mudar, podes indicar onde viste os piscas de led´s, para eu dar uma vista de olhos?.
Boas voltas